Alguns procedimentos são comuns a diversas contas. É o caso do Inventário, por exemplo. Na fase pré-Balanço, elabora-se o inventário dos materiais, das mercadorias, dos imóveis, dos móveis e utensílios, das máquinas, das duplicatas a receber e a pagar, dos devedores e credores em contas-correntes, enfim dos elementos patrimoniais suscetíveis de serem inventariados.

Elaborados os inventários, confrontam-se seus totais com os saldos das respectivas contas e os registros específicos de cada bem. Se houver divergências, faz-se uma verificação e, uma vez determinada a causa da variação, procede-se ao ajustamento.
A legislação fiscal exige que seja realizado o inventário dos Estoques existentes na empresa no dia do Balanço, a ser lançado no livro Registro de Inventário.

Despesas Antecipadas - Certas despesas são pagas por um período que corresponde a mais de um Exercício Financeiro. Por ocasião do Balanço, terá que ser determinado quanto pertence ao exercício que está sendo encerrado e quanto pertence ao exercício seguinte.

O exemplo mais usual desse tipo de operação é o caso dos seguros. De modo geral, os seguros pagos correspondem a um período de 12 meses, mas, freqüentemente, a vigência do seguro extrapola a data do encerramento do exercício em que foi pago. Um seguro iniciado em 1º de junho de 2008 terá vigência até 31 de maio de 2009. Assim, a despesa relativa aos 7 meses de 2008 devem ser apropriadas como despesas neste exercício, mas a despesa dos 5 meses de 2009 devem ser apropriadas em 2009. Vejamos a contabilização no Livro Diário:



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