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| Alguns procedimentos são comuns a diversas contas. É o caso do Inventário, por exemplo. Na fase pré-Balanço, elabora-se o inventário dos materiais, das mercadorias, dos imóveis, dos móveis e utensílios, das máquinas, das duplicatas a receber e a pagar, dos devedores e credores em contas-correntes, enfim dos elementos patrimoniais suscetíveis de serem inventariados. Elaborados os inventários,
confrontam-se seus totais com os saldos das respectivas contas e os registros
específicos de cada bem. Se houver divergências, faz-se uma
verificação e, uma vez determinada a causa da variação,
procede-se ao ajustamento. Despesas Antecipadas - Certas despesas são pagas por um período que corresponde a mais de um Exercício Financeiro. Por ocasião do Balanço, terá que ser determinado quanto pertence ao exercício que está sendo encerrado e quanto pertence ao exercício seguinte.
O exemplo
mais usual desse tipo de operação é o caso dos seguros.
De modo geral, os seguros pagos correspondem a um período de 12
meses, mas, freqüentemente, a vigência do seguro extrapola
a data do encerramento do exercício em que foi pago. Um seguro
iniciado em 1º de junho de 2008 terá vigência até
31 de maio de 2009. Assim, a despesa relativa aos 7 meses de 2008 devem
ser apropriadas como despesas neste exercício, mas a despesa dos
5 meses de 2009 devem ser apropriadas em 2009. Vejamos a contabilização
no Livro Diário: |
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