4. Apuração do Resultado

A determinação do resultado do período sempre é iniciada pela apuração do Lucro Bruto, conforme visto no módulo sobre Demonstração de Resultado do Exercício.

Vale lembrar que o Lucro Bruto refere-se à diferença entre a Receita Líquida de Vendas e o valor de custo das mercadorias. Em outras palavras, representa a diferença entre o valor de venda e o valor de compra (ou produção).
Assim, temos:

Lucro Bruto = Vendas Líquidas - CMV

O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) pode ser contabilizado a cada venda (debitando CMV e creditando Estoque). Assim, no final do exercício contábil o saldo da conta CMV corresponderá ao custo de todas as mercadorias vendidas durante o ano.
Quando a empresa não mantém controle dos estoques, que permita a contabilização do CMV a cada venda, ela poderá apurar o CMV no final do período contábil pela diferença entre o estoque existente e o valor contábil do estoque.

Custo das Mercadorias Vendidas = Estoque Inicial + Compras - Estoque Final

Observe, portanto, que o estoque existente no início do período é acrescido pela contabilização das compras, mas não é reduzido pelas saídas. O valor real do estoque deve ser obtido por meio do levantamento do inventário, no qual verifica-se a quantidade de cada item em estoque e a determinação do seu valor pela última aquisição. Esse valor contábil do estoque acrescido das compras será ajustado ao valor real inventariado, obtendo-se o CMV que é a diferença.



Copyright © 2010 AIEC.