Conceitua-se como origens todas as transações que provocam aumento no Capital Circulante Líquido (CCL) e como aplicações o conjunto das transações que provocam redução do CCL.

Quatro tipos de transações afetam o CCL: quando alteram o AC e o Passivo Não Circulante, o AC e o Ativo Não Circulante, o PC e o Ativo Não Circulante, e o PC e o Passivo Não Circulante.

Seis tipos de transações não afetam o CCL: permutações internas no AC, permutações internas no PC, permutações internas no Ativo Não Circulante, permutações internas no Passivo Não Circulante, alterações simultâneas no AC e PC, e alterações simultâneas em Ativos Não Circulantes e Passivos Não Circulantes.

A DOAR tem um enfoque financeiro, enquanto a Demonstração de Resultados e o Balanço Patrimonial são de caráter basicamente econômico. Por isso, despesas ou receitas que não são efetivadas financeiramente durante o período devem, em princípio, não ser consideradas.

Dentro das despesas, as depreciações e amortizações devem ser desconsideradas porque não representam saída efetiva de recursos. As provisões retificadoras de Realizável a Longo Prazo e do Ativo Permanente também são despesas de caráter puramente econômico, não representando gastos efetivos.

Outra despesa que não é paga no período é o valor da baixa dos ativos permanentes vendidos, baixados ou sucateados. Ela é um lançamento contábil de ajuste de valores patrimoniais e não representa saída efetiva de numerário.



Copyright © 2010 AIEC.