São muitos os programas para computadores utilizados em Contabilidade. Na formação do contador é imprescindível que ele saiba lidar, basicamente, com:

  • uma planilha de cálculos - para efetuar cálculos complexos como regressão linear e geométrica para análise de balanços; e
  • um editor de textos - para elaborar relatórios que precisem de freqüentes revisões ou atualizações.

Existem, também, programas específicos como contas a pagar, contas a receber, controle de ponto, controle fiscal, folha de pagamento e programas próprios para a contabilização de eventos.

Quanto ao uso da informática, uma vantagem é a diminuição da margem de erro no processo contábil. O erro em qualquer etapa desses processos é automaticamente detectado pelo sistema, que pede a sua correção.

As operações rotineiras, como a contabilização de eventos, são executadas com maior rapidez e precisão. Inclusive, cada vez mais são utilizadas informações em tempo real para manter os tomadores de decisões supridos com informações bastante atualizadas.


A análise de balanços é facilitada, pois índices como margem de contribuição, análise de endividamento e liquidez podem ser calculados de maneira mais rápida e segura. Além disso, o uso de computadores no processo contábil abre novos campos de atuação para o contador como, por exemplo, a Auditoria de Sistemas Computadorizados, que consiste na avaliação do grau de aproveitamento e conhecimento dos sistemas pelo usuário.



Copyright © 2010 AIEC.