Há outras propostas de adoção do Balanço Social, como uma Instrução da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, que abrange as companhias de capital aberto sob sua fiscalização. Assim, também, o projeto de reforma da Lei das Sociedades por Ações que propõe a inclusão de informações de natureza social e produtividade na elaboração das demonstrações contábeis e da demonstração do valor adicionado.

Diversas entidades vêm divulgando seus balanços sociais, que revelam informações relevantes sobre o que estão fazendo em benefício de seus empregados e da sociedade. Dentre elas: Acesita, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Calçados Azaléia, Ceval Alimentos, Cia. Antarctica Paulista, Confab Industrial, Ibase, Intermédica Sistema de Saúde, Petrobrás e Tupy S.A.

O Balanço Social possibilita o conhecimento do que está sendo feito pelas empresas e, assim sendo, separar aquelas que ainda se identificam com o capitalismo selvagem em busca apenas de lucro daquelas que, conscientes de sua responsabilidade para com a sociedade brasileira, desenvolvem e/ou apóiam e incentivam atividades culturais, esportivas, de lazer e de preservação do meio ambiente, projetos educacionais e filantrópicos, bem como desenvolvem ações de proteção ao meio ambiente.



Copyright © 2010 AIEC.