Vejamos outros importantes conceitos de posicionamento, segundo os autores:

SAREL (1980) - Posicionamento é um processo no qual se destacam duas etapas: a de posição e a de posicionamento.

Posição do produto refere-se às percepções relativas dos consumidores sobre marcas concorrentes num determinado instante.
E posicionamento do produto é o processo de desenvolvimento e de implementação de atividades específicas de marketing com o propósito de afetar as percepções dos consumidores sobre as posições dos produtos. Segundo esse conceito, têm-se duas variáveis, uma controlável (posicionamento) e que se baseia nas ações dos administradores de marketing, e a outra, incontrolável (posição) que se baseia nas percepções dos consumidores.

DA ROCHA (1987) - Define posicionamento como a imagem obtida pelo produto, na mente do consumidor, consequente de resultado em três dimensões:


a) o tipo de oferta que a empresa faz (produto/empresa);
b) a que grupo de consumidores no mercado (grupo-alvo);
c) com relação às ofertas dos concorrentes (concorrência).

Segundo Da Rocha, quando se define o que a empresa oferece ao mercado, elabora-se um conjunto de benefícios que envolvem os aspectos tangíveis e intangíveis do produto, os benefícios funcionais e os psicológicos, incluídos os benefícios que o produto oferece e os apelos à compra que oferecem maior motivação para o grupo-alvo. Esses aspectos definem o grupo de consumidores que a empresa pretende atingir no mercado e quem melhor responderá à oferta da empresa.



Copyright © 2010 AIEC..