O portfolio
de produtos da empresa é definido por uma estrutura denominada
hierarquia de produto. Ela parte das necessidades básicas
e vai até os itens particulares que satisfaçam essas necessidades.
Os principais níveis de hierarquia de produto, conforme Kotler
(1998):
Família
da necessidade - A necessidade-núcleo que fundamenta a família
do produto. Exemplo: segurança;
Família
de produtos - Todas as classes de produtos que podem satisfazer
a uma necessidade-núcleo com razoável eficácia.
Classe: produtos para cozinha. Classe: produtos para cama. Exemplo de
família de produtos: cama e mesa.
Classe
de produtos - Conjunto de linhas ou grupo de produtos dentro da
família do produto reconhecido como coerência funcional.
Conjunto de linhas de produtos que podem atender à classe cozinha.
Exemplo: utensílios para cozinha.
Linha
de produtos - Grupo de produtos dentro de uma classe de produtos
que estão diretamente relacionados porque funcionam de maneira
similar, é vendido aos mesmos grupos de consumidores, comercializados
pelos mesmos tipos de estabelecimentos ou estão em determinadas
faixas de preço. Grupo de produtos que podem atender a uma classe:
linha de fogões, linha de geladeiras, linha de máquinas
de lavar.
Tipo
ou modelo de produto - Os itens dentro de uma linha de produtos
que compartilham uma ou diversas formas possíveis do produto.
Conjunto de produtos dentro de uma linha de produtos, por exemplo: diversos
tipos de geladeira - geladeira 360 litros, geladeira 560 litros etc.
Algumas empresas costumam chamar de linha de produtos os diferentes
produtos de uma mesma linha. Por exemplo: a Brastemp tem a linha de
fogões e diz que oferece os fogões em três linhas
diferentes: inox, maison e prata. Na realidade, são modelos diferentes
de uma mesma linha.
Marca
- O nome associado a um ou mais itens da linha de produtos que é
usado para identificar a fonte ou caráter do item. Exemplo: geladeira
Prosdócimo, máquina de lavar Brastemp.
Item
também chamado de unidade de estoque ou variante
do produto - Unidade distinta dentro de uma marca ou linha
de produtos que é identificado por tamanho, preço, aparência
ou algum outro atributo. Por exemplo: geladeira de 560 litros: duplex
frost free.