3 - Decisões Sobre Atributos do Produto

Para se criar um produto ou analisar produto já existente, deve-se pensar no composto de marketing como um todo. Desta forma, não há estratégia de produto sem uma perfeita sintonia com as demais partes do mix, como: preço, promoção e distribuição.


A estratégia de produto implica a tomada de decisões coordenadas sobre o próprio composto do produto; qualidade, design, características, marca, embalagem, tamanho, serviços, garantia, devoluções e variabilidade que devem estar em perfeita sintonia com o composto de Marketing.

Os atributos que merecem atenção especial referem-se à qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Como a qualidade é percebida pelo cliente, torna-se imperativo o conhecimento prévio das necessidades e expectativas daqueles em relação ao serviço/produto.

Atualmente, as empresas buscam proporcionar aos clientes valor crescente por meio da superação das expectativas. É a qualidade o conceito-chave indispensável para enfrentar com sucesso a concorrência nos mercados globalizados.

Algumas empresas bem sucedidas acrescentam benefícios à oferta de produtos, que além de satisfazer os clientes, surpreendem e encantam. Assim, o hóspede do hotel encontra bombons sobre o travesseiro, uma cesta de frutas ou um aparelho de videocassete com algumas fitas opcionais.


Outro aspecto importante é que as empresas se defrontam com profundas transformações no cenário nacional e internacional, associadas ao surgimento de clientes conscientes de seus direitos, e do que são produtos e serviços de alta qualidade.



Copyright © 2010 AIEC..