Resumo

As empresas que oferecem uma grande quantidade de produtos no mercado devem ser classificadas e gerenciadas numa metodologia denominada composto de produto ou portfolio de produtos.

Esse portfolio deve ser classificado conforme sua abrangência, extensão, profundidade e consistência. Valendo-se desta classificação a empresa pode tomar decisões sobre quais linhas de produtos devem crescer, ser mantidas, exploradas ou eliminadas.

Para analisar uma linha de produtos e decidir sobre o volume de recursos que devem ser investidos na empresa, o gerente da linha precisa analisar suas vendas, os lucros e o perfil de mercado.

Quando perceber uma oportunidade mercadológica o gerente de Marketing pode tomar decisão de proporcionar maior extensão à linha de produtos, ou ainda promover a ampliação dessa mesma linha.

Um dos atributos que merecem atenção especial é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Um produto pode ser oferecido na sua forma mais simples (Standard) até a forma mais sofisticada possível, dependendo das estratégias definidas para o composto de produto.

As definições de novas características para os produtos têm se constituído em uma das estratégias de diferenciação mais importantes de diferenciação à disposição dos profissionais de marketing. Algumas empresas obtêm a preferência de seus clientes pelo design de seus produtos.

A correta adoção de Marcas também faz diferença nos produtos e serviços que são oferecidos aos consumidores.

Outro aspecto de fundamental importância é o cuidado que deve ser tomado quanto à embalagem e rotulagem dos produtos. A maioria dos produtos físicos colocados no mercado é apresentada em embalagem e devidamente rotulada. Deve-se ter em mente que a embalagem pode exercer um papel secundário ou importante na determinação de compra do produto.

O rótulo é utilizado, hoje, como uma peça importante não só no processo de identificação dos produtos ou marcas, mas também como uma peça promocional das empresas.



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