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ponto importante que deve ser considerado pelos profissionais de marketing
é quanto à variabilidade dos serviços, em relação
às demais categorias de oferta.
Os serviços
são baseados em pessoas ou equipamentos. Quando baseados em equipamentos,
diferem no fato de serem automatizados ou monitorados por operadores experientes
ou não.
Quando são
baseados em pessoas, diferem muito quando são executados por trabalhadores
experientes ou não. Em qualquer situação, são
as pessoas que fazem a diferença.
Os serviços
possuem quatro características importantes que afetam as decisões
de marketing:
- Intangibilidade
- diferentes dos produtos físicos, os serviços não
podem ser vistos, provados ou sentidos antes de serem comprados. O cliente
que pretende mudar o nariz não pode ver os resultados antes de
"comprar" a cirurgia plástica.
- Inseparabilidade
- normalmente os serviços são produzidos e consumidos
simultaneamente. A interação fornecedor-cliente é
uma característica especial do marketing de serviços.
É o caso do dentista que precisa de um paciente para prestar
seu serviço.
- Perecibilidade
- se uma empresa tem como atividade principal a prestação
de serviços, ela deve se preocupar com a perecibilidade
dos serviços. Isso se dá quando o serviço é
oferecido e não é utilizado. Por exemplo: suponha um ônibus
de linha regular, com capacidade para quarenta lugares e que sai de
uma cidade com apenas vinte passageiros. Diz-se que houve perecibilidade
dos serviços, uma vez que os vinte lugares não utilizados
são considerados perdidos.
- Variabilidade
- os serviços possuem muito mais possibilidades de variação,
pois são feitos de acordo com as demandas específicas
de cada cliente.
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