1 - Objetivos e Decisões da Política de Distribuição

A distribuição como estratégia de marketing deve receber atenção por parte dos gestores, pois de nada adiantará ter um produto certo para determinado segmento e com preço que este segmento pode pagar se o processo de distribuição não atender às necessidades do público. A definição do processo pelo qual o produto estará disponível ao consumidor deverá ser visto pela organização como uma decisão estratégica e, em muitos casos, como um diferencial competitivo.

Os objetivos básicos da estratégia de distribuição, são:


a) assegurar a promoção adequada do produto pelos intermediários;
b) verificar o cumprimento da política de preços previamente estabelecida com os intermediários;
c) controlar a manutenção dos níveis de estoque adequados.

As decisões básicas do processo de distribuição são:

a) Escolha de métodos e canais de distribuição

A distribuição poderá ser feita de três maneiras:

  • distribuição e a venda diretamente da empresa para os consumidores;
  • intermediários entre a empresa e o consumidor final;
  • venda direta e por meio de intermediários simultaneamente.

A escolha do método depende:

  • do grau de controle que ele deseja exercer sobre a distribuição e venda de seus serviços;
  • da economia de cada uma das alternativas;
  • da capacidade de adaptação da empresa;
  • dos hábitos de compras dos clientes.

Ao optar por uma política de distribuição que inclua intermediários, as empresas devem estar cientes dos efeitos positivos/negativos da utilização dos mesmos.

b) Organização da distribuição e das atividades de vendas
A organização da distribuição dependerá das opções dos métodos e dos canais de distribuição.

c) Definição das atividades de apoio à distribuição e às vendas
Dentre as atividades de apoio existentes, pode-se citar:

  • postos de vendas;
  • central de reservas;
  • circuitos de distribuição.


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