c) Considerações sobre os intermediários - Uma empresa pode não conseguir organizar exatamente os canais que ela deseja. Isso dependerá:

d) Considerações sobre a empresa - Antes de escolher um canal de distribuição para um produto, a empresa deve levar em consideração os seguintes itens:

Em alguns poucos casos, praticamente todos os fatores indicam uma determinada extensão e tipo de canal. Entretanto, frequentemente não existe apenas um canal "melhor". Na maioria dos casos, os fatores que servem de diretrizes fornecem indicações mistas. Se uma empresa não consegue vender um produto não-testado, de baixo potencial de lucros, por meio de intermediários, ela poderá não ter outra opção além de tentar distribuí-lo diretamente ao seu mercado-alvo.

Os gestores devem estar atentos ao fato de que produtores e distribuidores têm papéis complementares e objetivos comuns, mas simultaneamente existem conflitos resultantes de políticas contraditórias e interesses divergentes.

Os conflitos podem ter como causa:


  • Condições comerciais (descontos e prazos de pagamento);
  • Política de marcas;
  • Política de preços;
  • Desejo de exclusividade em marcas líderes;
  • Recusa de venda de produtos.

Para superar esses conflitos, produtores e distribuidores devem encontrar áreas em que ambos tenham vantagens: logística, merchandising, promoção e publicidade.



Copyright © 2010 AIEC..