|
3 - Competências
Essenciais
No atual
contexto competitivo, as competências essenciais surgem como mais
um fator para diferenciar a empresa de seus concorrentes.
a) O que é uma competência essencial?
A competência essencial é um conjunto de habilidades específicas
e tecnologias integradas, e não uma única habilidade ou
tecnologia, que distingue a empresa de suas concorrentes. Por exemplo,
a produção de ciclo rápido da Motorola, que minimiza
o hiato entre um pedido e o atendimento ao cliente, baseia-se numa gama
de habilidades, tais como: produção flexível, sistemas
sofisticados de entrada de pedidos, gerência de estoque e gerência
de fornecedores. A competência da Federal Express, em entregas de
embalagens, baseia-se na integração da tecnologia de código
de barras, comunicações sem fio, gerência de redes
e programação linear.
A integração
de habilidades específicas, e não a sua soma, é a
marca de autenticidade das competências essenciais. Portanto, é
pouco provável que uma competência essencial se baseie inteiramente
em um único indivíduo ou em uma pequena equipe: ela deve
estar disseminada por todos ou por grande parte dos funcionários.

|