Você não pode chegar primeiro ao futuro se estiver "voltado para o cliente". Isso é louvável, mas permite apenas conservar a fatia de mercado já conquistada. Não foram os clientes que solicitaram, alguns anos atrás, walkmans, telefones celulares, fax e copiadora doméstica, toca-discos a laser, carros com sistema de navegação ligado a satélite, caixas eletrônicos etc.

Segundo Akio Morita, líder da Sony: "Nosso plano é influenciar o público com novos produtos, em vez de perguntar que produtos eles querem. O público não sabe o que é possível, mas nós sim. Por isso, em vez de realizar muita pesquisa de mercado, aperfeiçoamos nosso raciocínio sobre um produto e seu uso e tentamos criar um mercado para o produto, educando o público e comunicando-nos com ele."

Se você tentar ouvir os clientes sobre um novo modelo de carro compacto que eles desejam, é possível que, após muitas pesquisas, projetos e protótipos, você construa um modelo japonês que já está no mercado. Não é o que fez a Honda ao lançar o NSX, um carro esportivo, cujo desempenho aproxima-se do da Ferrari, por um preço muitas vezes menor. A Honda dizia não se tratar de um "carro dos sonhos do comprador", mas sim um "carro dos sonhos do fabricante", que sonhara em fazer um carro acima das expectativas dos clientes e dos concorrentes. Nesse caso, não houve benchmarking, mas sim o interesse em passar à frente.

f) Competência e Habilidade versus Competência Essencial

Os termos competência e capacidade (ou habilidade) foram utilizados sem uma distinção específica. Sabendo-se que a competição entre empresas é, ao mesmo tempo, uma corrida pelo domínio da competência e pela posição de poder no mercado, como identificar a competência essencial que distingue a empresa vencedora? Um levantamento das capacidades potencialmente importantes para uma empresa geraria uma lista extensa demais para ser útil. Como não é possível prestar atenção em tudo, quais são as "competências" que devem ser alvo da atenção da alta gerência? Quais delas são centrais na explicação do sucesso competitivo? Para que uma habilidade seja considerada uma competência "essencial" da organização, ela precisa passar por três testes:



Copyright © 2010 AIEC..