Para Igor Ansoff, um dos precursores do planejamento estratégico, estratégia é um conjunto de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização sobre o futuro.

O processo de formulação da estratégia não resulta em qualquer ação imediata, mas sim na obrigatoriedade de que as ações empreendidas após a formulação sigam no sentido apontado e não em outra direção. O papel da estratégia é focalizar a atenção em áreas definidas e excluir as possibilidades que sejam incompatíveis com a estratégia.


Um exemplo de decidir conforme a direção estratégica é oferecido pelo presidente da SAS, empresa de aviação escandinava, Jan Carlzon. Ao decidir sobre a utilização de aviões Airbus, de 140 lugares, ou DC-9, de 110, ele lembrou, a despeito da opinião dos pilotos e do fato de que o Airbus era 6% mais barato de operar, que a estratégia era "ser a melhor companhia aérea do mundo para viajantes de negócios". Logo, a decisão de manter os DC-9, menores, atendia ao desejo do cliente de ter maior quantidade de voos sem escalas.

Talvez a parte mais importante da estratégia seja saber reconhecer o que não se encaixa nelas e ter coragem de recusar boas ofertas. Nas palavras de Carlzon: "Quando se desenvolve uma estratégia de negócios, saber dizer não às boas ideias que não se encaixam no programa é um desafio muitas vezes negligenciado".



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