A prática dos anos 90 trouxe certo descrédito à matriz BCG pelas seguintes razões:

 

  • Nem sempre uma maior participação de mercado leva a custos menores - Para se movimentar com sucesso na curva de experiência, a organização deve controlar os custos rigidamente.
  • Conceito de portfólio supõe que os negócios da organização podem ser divididos em um número razoável de unidades independentes - mas isso é muito mais fácil na teoria do que na prática.
  • Contrariando as previsões, muitos cachorros se mostram mais lucrativos do que seus competidores de maior participação de mercado - exemplo: a Rolex.
  • Dado o crescimento da economia e o fato de haver somente um líder em cada mercado, cerca de 60% a 70% de todos os negócios caem na categoria de cachorro, existindo poucas estrelas e crianças-problema nas quais investir.
  • Conceito de vaca-leiteira encoraja o administrador a ordenhar ao máximo, tirar todo o leite e capitalizar outros negócios, no entanto, a própria vaca leiteira pode ser uma excelente candidata a novos investimentos.

A partir dessas críticas, você pode concluir que a matriz BCG é um ótimo instrumento de análise, pois fornece uma estrutura para compreender diferentes tipos de negócios e estabelece prioridades para as decisões de alocação de recursos. No entanto, por encorajar uma análise simplista de situações complexas, possui sérias limitações como instrumento para orientar os altos executivos a estabelecer a estratégia corporativa.



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