O processo pelo qual os administradores criam o projeto ou desenho organizacional pode ser explícito ou implícito, estabelecido numa reunião ou aos poucos por um único administrador ou por uma equipe de administradores.

O desenho abrange um conjunto de relações relativamente fixas compostas pelos seguintes pontos:


  • Definição da tarefa - divisão da atividade total da organização ou da unidade em tarefas sucessivamente menores. Isto é, a tarefa é dividida, ou especializada entre as unidades e entre as pessoas das unidades. Este é o problema da divisão de trabalho.
  • Articulação das tarefas individuais ou grupais - deve existir uma base comum para que as tarefas combinadas sejam realizadas, de modo que o agrupamento seja racional: trata-se do problema da departamentalização.
  • Determinação do tamanho apropriado do grupo que se liga a um superior - é o problema da amplitude de controle.
  • Distribuição da autoridade entre as tarefas ou grupo de tarefas - o problema da delegação.

O resultado do processo pelo qual os administradores resolvem estes quatro problemas resulta na estrutura da organização, que pode variar dependendo de como cada um deles será resolvido. A organização em que as descrições de cargos são vagas, em que há departamentos heterogêneos, grande amplitude de controle e autoridade descentralizada, apresenta significativas diferenças em relação a uma organização em que as tarefas estão definidas de modo estrito, os departamentos são homogêneos, a amplitude de controle é pequena e a autoridade centralizada.



Copyright © 2010 AIEC..