c) Benefícios da Estruturação

Você não consegue fazer tudo sozinho, por isso surgem as organizações. Dividir o trabalho da organização para diversos departamentos, e dentro desses departamentos, para diversas pessoas, contribui para tornar a administração mais eficiente.

São benefícios da estruturação:

  • tornar mais clara a autoridade e a responsabilidade de cada equipe sobre um determinado trabalho e a quem o grupo deve prestar contas;
  • facilitar a comunicação e o controle pelo agrupamento de atividades e responsabilidades similares;
  • aumentar a probabilidade de concentrar as decisões onde haja maior volume de informação e competência sobre o tema em questão;
  • dar relativo destaque às várias atividades, enfatizando aquelas que são estrategicamente mais importantes, posicionando-as em diferentes níveis hierárquicos.

Resumindo

No entanto, esses benefícios são apenas potenciais até que você consiga implantar uma estrutura que realmente funcione. Na prática, é preciso encontrar a estrutura adequada para cada empresa. Saiba também que ela não continua adequada ao longo do tempo, mudanças ambientais ou estratégicas podem requerer nova estrutura e uma reorganização será necessária. As empresas tradicionais, menos afeitas a essa atividade, "sofrem" reestruturações a cada período de, digamos, dois ou três anos.



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