1 - A Estrutura Organizacional

Os autores clássicos já alegavam que as atividades na organização deveriam ser especializadas e agrupadas em departamentos. A divisão do trabalho cria especialistas que precisam de coordenação. Esta coordenação é facilitada pela reunião desses especialistas em departamentos sob direção de um administrador, e a criação desses departamentos foi baseada inicialmente nas funções desempenhadas. Esta seria a estrutura funcional. Posteriormente, foram surgindo outros tipos de departamentalização, baseados no produto ou serviço que está sendo produzido, no cliente que está sendo servido, nas áreas geográficas do território coberto, ou no processo de produção.

A escolha do desenho departamental requer que se identifiquem, na organização, as condições particulares de estratégia, tecnologia e ambiente, e se selecione o tipo de estrutura associada com melhor desempenho nessas condições. Tanto a experiência de muitas organizações, como a pesquisa sistemática tornaram possível a identificação de algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Assim, serão descritos alguns tipos de estrutura alternativos e discutidas circunstâncias que favoreçam a utilização de cada uma. Mas as grandes organizações não dependem exclusivamente de um tipo. A maioria delas adapta e combina esses padrões genéricos para refletir as suas condições peculiares.



Copyright © 2010 AIEC..