|
Outra vantagem
da estrutura por produto é que ela facilita o processo de inovação,
que requer a cooperação e a comunicação entre
vários grupos que contribuem para o desenvolvimento do produto.
A cooperação centrada no produto pode ser atingida muito
mais facilmente nesta estrutura do que por meio de uma estrutura funcional.
Um estudo feito pela Universidade de Harvard mostrou que as empresas com
estruturas por produtos eram mais eficazes na criação e
venda de produtos novos do que aquelas que não tinham esse tipo
de estrutura. Muitas empresas que tinham uma estratégia de crescimento
baseada na diversificação dos seus produtos, como GE e GM,
abandonaram as estruturas funcionais em favor de novas divisões
ou departamentos com enfoque em produtos específicos ou grupo de
produtos.
ORGANIZAÇÃO POR PRODUTO
Vantagem
-
fixa a responsabilidade do gerente.
Desvantagem
-
os funcionários sentem-se inseguros; pode não concentrar
especialização.
Indicada -
para ênfase em cronogramas e custos; quando a cooperação
é fundamental; existe exigência de inovação.
Contraindicada - exigida alta capacitação em
várias especialidades; o ambiente é estável;
existência de poucos produtos.
|
|