B) Em que grau

Os estudos sobre coordenação inadequada sugerem que é mais fácil reconhecer sua falta, posteriormente, do que recomendar, de antemão, o grau exato em que ela será necessária. Os sintomas da falta de coordenação incluem: perda de controle, excesso de conflitos, conflitos de autoridade e de competência, responsabilidades negligenciadas. Infelizmente, os gerentes envolvidos nesses casos verificam o problema não por meio de um raciocínio lógico, mas por meio de tentativas e erros.

No entanto, existe uma indicação importante para se achar o grau de coordenação necessário: o nível de incerteza existente na tarefa compartilhada pelos departamentos. Quanto maior a incerteza da tarefa, maior o volume de informações que precisam ser processadas entre os que decidem durante a execução da tarefa para alcançar um determinado nível de desempenho.

Por exemplo, para desenvolver a produção de um projeto sob encomenda, é necessário que o gerente do projeto analise as várias operações com o gerente da unidade de produção. Pode-se até criar um grupo especial de contato para tratar das comunicações durante o processo de fabricação.



Copyright © 2010 AIEC..