2 - Poder, Legitimidade e Autoridade

A Direção é a única das funções administrativas que o gerente não pode realizar sozinho, ela só ocorre na relação com o subordinado. Ao dirigir o gerente exerce sua parcela de poder, de autoridade, de liderança.

Para esclarecer cada um desses conceitos, recorreremos aos ensinamentos de Max Weber (1864 - 1920), que, no início do século XX, já tinha uma visão esclarecedora do que seria a autoridade.

Weber conclui que, para cada uma das formas de organização social, existe um tipo de autoridade, sendo a burocrática a mais efetiva das três: "a experiência tende a demonstrar universalmente que o tipo burocrático puro de organização administrativa é, do ponto de vista puramente técnico, capaz de atingir o maior grau de eficiência e é neste sentido formalmente o mais racional dos meios conhecidos de exercer controle imperativo sobre seres humanos". Ele chega a essa conclusão ao efetuar o estudo das formas organizacionais como parte de sua teoria de estruturas de autoridade ou de sistemas de controle social legítimo.



Copyright © 2010 AIEC..