Essa combinação produz um determinado nível de motivação. Esse nível poderia ser muito alto se as necessidades fossem fortes e as expectativas fossem as seguintes:

  • tenho competência para fazer o que é preciso?
  • se me esforçar, posso fazê-lo nesta situação?
  • se o fizer, terei a recompensa que procuro?
  • a recompensa que procuro satisfará a minha necessidade?


A teoria da necessidade diz-nos o que as pessoas desejam e a teoria da expectativa diz-nos como o desejo pode transformar-se em ação:

Necessidades x expectativa = motivação

Assim, você segue numa direção quando tem expectativas de que pode obter sucesso. A partir do momento que você percebe que a situação pode mudar a seu favor, se você se esforçar, seu nível de motivação torna-se suficientemente alto para impeli-lo a agir.

Os gerentes do presente e do futuro podem desenvolver uma conscientização muito bem elaborada dos efeitos da direção sobre a motivação e ajudar o trabalho a ser mais satisfatório para as pessoas e, ao mesmo tempo, ajudar as organizações a serem mais eficazes.



Copyright © 2010 AIEC..