b) Ajuste das necessidades de comunicação

Feita a análise da comunicação em pequenos grupos experimentais, surge o problema de saber se as mesmas proposições se aplicam no caso de comunicação entre departamentos de grandes empresas. Embora a comunicação entre grupos e pessoas tenha sido sempre encarada como vital na teoria administrativa, tem sido relativamente raro conceber a empresa como um sistema de comunicação ou de processamento de informações.

A figura de Ajuste descreve o modelo de processamento de informação de uma empresa baseado em três proposições provadas em laboratório:

  • a tarefa indica a necessidade de processamento de informações;
  • a estrutura modela o sistema de comunicação;
  • uma boa adaptação entre as duas dá margem à eficiência.

Esta última depende do ajuste entre o sistema de informação e as necessidades de processamento de informação da organização.

Em geral as pesquisas apoiam a ideia de que maior incerteza, complexidade e interdependência intensificam as necessidades de processamento de informações. Elas também comprovam a ideia de que as empresas eficientes engendram sistemas de comunicação que se adequam às suas necessidades de processamento de informação, por meio de mecanismos apropriados de estrutura e coordenação.

DESENHO DO AJUSTE



Copyright © 2010 AIEC..