1 - Liderança e gerência

A liderança parece ser o mais importante dos papéis gerenciais. A literatura administrativa dedicou-lhe maior atenção do que a todos os outros papéis. Naturalmente, este fenômeno não ocorreu por mero acaso. Sendo a gerência uma função relacional, isto é, só existe na presença de pelo menos um subordinado, é definida pelo grau de influência que o gerente exerce sobre esse subordinado ou grupo de subordinados e é dessa influência que deriva a eficácia gerencial.

A influência gerencial, baseada no poder formal outorgado pela empresa, pode ser pouco eficaz se não houver aceitação do subordinado. Por outro lado, quando tal influência é naturalmente aceita, porque o subordinado acredita na competência e experiência do gerente, este passa a somar o poder da posição, outorgado pela empresa, com o poder pessoal, conquistado junto à equipe. Em outras palavras, passa a ser visto como alguém que deva ser seguido. Aí está o princípio da liderança:


"Mostre-me os seguidores e eu lhe mostrarei o líder".

John Naisbitt 
  

Depreende-se, pois, que o gerente pode potencializar o poder de sua posição por meio da liderança, isto é, a aceitação pelos subordinados da influência exercida, legitimando-a.



Copyright © 2010 AIEC..