Liderança e gerência são conceitos diferentes. Este fato foi sugerido quando a liderança foi colocada como um dos papéis gerenciais. No entanto, há uma proximidade entre os dois conceitos: a liderança ocorre quando alguém influencia o comportamento de outra pessoa ou de um grupo, em qualquer situação.

Por ser uma interação entre pessoas, a liderança pode ser vista como uma das funções gerenciais, muito embora não seja privativa da gerência. Gerência é um tipo especial de liderança, na qual é fundamental a consecução de objetivos organizacionais. Esta ideia é corroborada por William J. Reddin:

"Um líder não é, na verdade, um gerente no sentido formal. Ele é alguém que os outros consideram como principal responsável pela realização dos objetivos do grupo. Sua eficácia é avaliada pelo grau, segundo o qual ele influencia seus seguidores na realização dos objetivos do grupo. (...) Como este livro foi escrito para gerentes, usamos sempre o termo "gerente" em vez de "líder". No entanto, praticamente tudo se aplica tanto ao líder como ao gerente."



Copyright © 2010 AIEC..