Assim, a Liderança Situacional relaciona os estilos de liderança com os níveis de maturidade dos liderados, utilizando quadrantes semelhantes aos de Ohio, com as dimensões comportamento de tarefa (medida em que o líder diz o que fazer, como fazer e onde fazer) e comportamento de relacionamento (medida em que o líder dá apoio e encorajamento). As duas dimensões, colocadas num gráfico, dão origem aos quatro estilos denominados: E1 - determinar; E2 - persuadir; E3 - compartilhar; E4 - delegar.

Os estilos de liderança devem estar associados aos níveis de maturidade que aparecem abaixo da matriz, indo da direita para a esquerda num contínuo subdivido em quatro níveis: M1 - baixo; M2 - baixo e moderado; M3 - moderado e alto; M4 - alto.

Os estilos de liderança e os níveis de maturidade são inter-relacionados por meio de uma curva em forma de sino, que atravessa todos os quadrantes. Ela foi denominada curva prescritiva porque indica o estilo apropriado a cada nível de maturidade, devendo o líder acompanhá-la com diferentes estilos à medida que a maturidade de seus liderados aumenta ou diminui, como ilustra a figura:

O modelo situacional de Hersey e Blanchard.



Copyright © 2010 AIEC..