1 - O Controle e a Visão Sistêmica

Norbet Wiener lançou em 1948 seu livro Cibernética (Cybernetics or Control and Communication in the Animal and the Machine), no qual concebeu a cibernética como a ciência da comunicação e do controle nos animais e nas máquinas. Segundo Wiener, a comunicação, que é a transferência de energia e informações entre os órgãos ou elementos de um sistema, orgânico ou mecânico, e o controle dos efeitos produzidos por essa transferência de energia e de informação existem em qualquer sistema dotado de mecanismo de feedback, ou retroalimentação. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes enquanto o controle regula seu funcionamento.

A geladeira, por exemplo, "controla" sua temperatura a partir de um mecanismo ligado a um termostato que liga e desliga o motor da geladeira para mantê-la na temperatura que você deseja. Outro exemplo é o piloto automático de um automóvel, que "controla" a velocidade em que você quer dirigir, acelerando nas subidas e aliviando nas descidas para que o carro continue na velocidade desejada.

O controle é tão importante que nossas vidas não seriam possíveis sem os milhares de mecanismos existentes no corpo humano para manter-nos em equilíbrio. Esse equilíbrio dinâmico ou homeostático resulta do modo como nosso corpo reage às variações ambientais e se reequilibra a cada nova variação. Imagine o que ocorreria se falhasse, mesmo por pouco tempo, o controle da temperatura, ou do ritmo cardíaco, ou mesmo o da pressão sanguínea. O seu "motor" iria ferver e você estaria com sérios problemas.

Pense nas suas células, que neste exato momento multiplicam-se aos milhões, se não houvesse controle... Com efeito, nosso organismo possui um preciso e delicado mecanismo de controle que destrói as células que porventura apresentem "defeitos de fabricação". Uma simples falha nesse mecanismo pode gerar uma lesão irreparável, ou até um câncer mortal.

Por ter tanta importância, o controle é estudado e exercido por uma grande quantidade de cientistas e profissionais em vários campos de atividade. Se você tem um objetivo a ser atingido, algum controle precisa ser exercido.

Por isso, os médicos estudam como controlar a pressão sanguínea, os economistas procuram mecanismos para controlar a inflação, os demógrafos estudam o crescimento da população mundial bem como os mecanismos de controle utilizados pelos diversos países. O administrador, por seu turno, desenvolve mecanismos para controlar a eficiência e a eficácia dos recursos colocados sob sua responsabilidade para atingir os objetivos organizacionais.



Copyright © 2010 AIEC..