3 - Para onde Você está indo

Quando se trata de um modelo de acompanhamento estratégico, destinado a explicar como uma empresa está se saindo e para onde ela está indo, ele precisa, além de indicar o funcionamento e as condições atuais, acrescentar outras duas dimensões temporais. Uma voltada para a compreensão de sua evolução no passado e outra vinculada aos elementos que permitem lidar com seu futuro, reduzindo incertezas e estabelecendo uma visão inspiradora, capaz de motivar e concentrar os esforços e os sonhos de todos no desenvolvimento empresarial e no cumprimento da missão institucional.

Como sabemos, as empresas utilizam, há séculos, o modelo das partidas dobradas e as demonstrações financeiras para explicar aos proprietários, aos acionistas e ao público em geral como estão se saindo nos negócios. O problema com as demonstrações financeiras é que elas são excelentes para indicar o que já foi feito, quais ações e decisões já foram tomadas e quais resultados trouxeram. Deixar de olhar para elas seria uma temeridade, mas basear-se apenas nelas para dirigir a organização seria como dirigir um automóvel olhando pelo espelho retrovisor. Não significa de forma nenhuma que os indicadores financeiros não sejam importantes, pois, apesar de olharem para trás, determinam se a empresa continuará ou não existindo, já que sua permanência futura depende dos lucros e resultados engendrados no passado. No entanto, eles dizem muito pouco sobre o futuro.



Copyright © 2010 AIEC..