Assim, podemos afirmar que a perspectiva financeira é necessária e podemos até admitir, sem medo de errar, que ela é a mais importante de todas, pois diz muito bem como estamos agora e estivemos no passado, apesar de dar poucas indicações de como estamos andando para o futuro.

No entanto, o indicador financeiro é necessário, mas não é suficiente. Imagine-se dirigindo um automóvel que tenha somente um indicador no painel, digamos que ele seja o marcador de velocidade. Você pode sentir-se feliz, pois sabe, a qualquer momento, se está cumprindo os limites de velocidade estabelecidos para a estrada na qual está viajando. Mas sua felicidade pode acabar abruptamente, juntamente com o combustível. A partir desse momento, você vai achar que o marcador de combustível, que você não tinha, é tão importante, ou até mais importante, do que o marcador de velocidade.

Para melhorar o exemplo, e piorar sua situação, imagine que você esteja prestes a viajar num avião que tenha, do mesmo modo, apenas um indicador, seja lá qual for. Você pode escolher: altímetro, bússola, combustível, velocidade do ar etc. Você levantaria voo? Talvez nem entrasse no avião! Mas todos nós entramos todos os dias, e pela vida toda, em empresas que são pilotadas com base apenas num mostrador, o demonstrativo financeiro.



Copyright © 2010 AIEC..