4 - O Balanced Scorecard

Analisaremos a construção e a utilização de um modelo capaz de cumprir as finalidades anteriormente descritas, isto é, que seja simples e abrangente, capaz de explicar o comportamento passado, indicar como a empresa está indo agora e quais são suas perspectivas futuras. O modelo não é uma panaceia universal, mas pode ser aplicado a todas as organizações, desde que os indicadores sejam construídos sob medida para cada uma delas, considerando sua visão de futuro, missão, portfolio de negócios etc., isto é, seja capaz de contar a história de sua estratégia.

O Painel de Acompanhamento Estratégico - Balanced Scorecard de Kaplan e Norton, divulgado no livro Estratégia em Ação - baseia-se na ideia de que para dirigir um automóvel com relativa segurança você precisa conhecer, em primeiro lugar, as características gerais da estrada e, em segundo lugar, as informações contidas no painel do veículo, que devem ser examinadas frequentemente para saber se as condições presentes de velocidade, quilometragem percorrida, nível de combustível etc. estão de acordo com seu plano de viagem.

Tratando-se de dirigir uma empresa, o dirigente precisa, do mesmo modo, olhar para fora e saber as condições macroeconômicas que impactam seu negócio, ou seja, a estrada que está dirigindo. E para dentro, para o painel de indicadores, que mostra como estão as condições presentes e as possibilidades futuras da empresa.



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