Resumo

O comportamento organizacional refere-se à ação individual e às ações e reações do empregado como integrante do grupo empresarial, no qual é capaz de influenciar e ao mesmo tempo sofrer influência. Pode ser dividido em micro, meso e macro-organizacional, tendo, cada um deles, respaldo específico das diversas ciências que lidam com o ser humano.

Ao compreender o comportamento organizacional com auxílio das diferentes ciências, principalmente da psicologia, os gerentes, empresários e administradores terão suporte e embasamento para sanar dificuldades, antecipando ações e decisões num mercado altamente competitivo, melhorando a qualidade do ambiente organizacional e, consequentemente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por essas empresas.

Os modelos administrativos mais recentes procuram realçar e valorizar aspectos comportamentais. Observar, analisar e descrever o comportamento é função da psicologia organizacional, enriquecendo o trabalho da administração como um todo.

As pessoas se inter-relacionam nas organizações; portanto é importante que se compreenda como se estrutura a personalidade humana, para podermos compreender as diversas formas de manifestação de comportamento. Muitas teóricas psicológicas podem ser usadas para explicar o comportamento humano organizacional, consideramos três teorias Psicanálise, Behaviorismo e Psicodrama, que contribuíram para o crescimento da psicologia como ciência na medida em que procuraram explicar o comportamento humano de uma forma mais sistemática.

A Psicologia explica que as mudanças comportamentais dos indivíduos se refletem em seu trabalho e, conseqüentemente, nos demais setores da sociedade e vice-versa. A Psicologia Organizacional se interessa por aspectos distintos como: motivação, desempenho, liderança, clima organizacional, desenvolvimento grupal, entre outros.



Copyright © 2010 AIEC..