| Resumo O comportamento organizacional refere-se à ação individual e às ações e reações do empregado como integrante do grupo empresarial, no qual é capaz de influenciar e ao mesmo tempo sofrer influência. Pode ser dividido em micro, meso e macro-organizacional, tendo, cada um deles, respaldo específico das diversas ciências que lidam com o ser humano. Ao compreender o comportamento organizacional com auxílio das diferentes ciências, principalmente da psicologia, os gerentes, empresários e administradores terão suporte e embasamento para sanar dificuldades, antecipando ações e decisões num mercado altamente competitivo, melhorando a qualidade do ambiente organizacional e, consequentemente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por essas empresas. Os modelos administrativos mais recentes procuram realçar e valorizar aspectos comportamentais. Observar, analisar e descrever o comportamento é função da psicologia organizacional, enriquecendo o trabalho da administração como um todo. As pessoas
se inter-relacionam nas organizações; portanto é
importante que se compreenda como se estrutura a personalidade humana,
para podermos compreender as diversas formas de manifestação
de comportamento. Muitas teóricas psicológicas podem ser
usadas para explicar o comportamento humano organizacional, consideramos
três teorias Psicanálise, Behaviorismo e Psicodrama,
que contribuíram para o crescimento da psicologia como ciência
na medida em que procuraram explicar o comportamento humano de uma forma
mais sistemática. |
Copyright © 2010 AIEC..
|