3.
Behaviorismo
O movimento behaviorista, ou comportamentalista, nasceu com John Watson
(1878- 1958) e teve grande impulso com o psicólogo americano
B. F. Skinner (1904-1990). Esse movimento acreditava que os psicólogos
deveriam estudar os comportamentos observáveis utilizando métodos
objetivos que pudessem medir tais observações. Entre as
características dessa escola destacam-se:
• abandono do método introspectivo, com valorização
de métodos objetivos;
• a experiência exerce uma influência muito grande
sobre o comportamento, portanto há necessidade de investigar
melhor os processos de aprendizagem;
• ênfase no estudo da relação entre o ambiente
(estímulos) e o comportamento (respostas);
• preocupação com a descrição, explicação,
predição e controle do comportamento.
• estudo do comportamento de animais infra-humanos, pois são
mais fáceis de entender, para só depois replicar para
organismos mais complexos.
O behaviorismo
influenciou fortemente a Psicologia Moderna assim como o meio administrativo.
Os princípios do Taylorismo estão fundamentados no condicionamento
humano: um desempenho humano no trabalho pode ser modificado por meio
de reforçamento para levar o indivíduo a se comportar
dentro dos padrões esperados pela organização.
Vários aspectos do ambiente organizacional são estudados
a partir dos conhecimentos behavioristas como o processo decisório,
liderança, motivação, além do próprio
comportamento organizacional.
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