Esses exemplos não significam que todos os chefes, vendedores e engenheiros tenham uma única necessidade. Estamos mostrando que nossas motivações também passam pelo nosso perfil profissional, pelas nossas experiências sociais e de vida.

Dependendo das circunstâncias, uma necessidade aflora com mais intensidade que outra. Alguns indivíduos serão mais motivados pela necessidade de afiliação, enquanto outros são movidos pela necessidade de atingir diversas metas ou conquistar certo grau de influência e poder sobre outras pessoas.

Estudos concluíram que funcionários, com grande necessidade de realização, melhoram seu desempenho sempre que recebem um feedback. Eles ficam satisfeitos com o bom desempenho e estabelecem metas mais elevadas. É importante notar que esse tipo de pessoa tem uma tendência a desajustar-se mais rapidamente em organizações burocráticas, pois não terão muita possibilidade de utilizar-se de seu potencial criativo.

O que nos chama a atenção na teoria de McClelland é que ele sugere que as pessoas podem ser ensinadas a terem certas necessidades.



Copyright © 2010 AIEC..