A percepção não espelha a realidade objetiva, mas reflete a realidade individual. As pessoas reagem àquilo que percebem, e, nem sempre, suas percepções são equivalentes à situação real.

As necessidades insatisfeitas ou as motivações podem exercer uma forte influência sobre a nossa percepção. Em uma pesquisa sobre a fome, observou-se que pessoas que estavam privadas de alimentos há 16 horas, ao olharem para figuras com borrões, percebiam imagens de alimentos com mais frequência do que aquelas que estavam somente há 1 hora sem se alimentar. Este exemplo mostra como nossas necessidades insatisfeitas podem influenciar nossa percepção de mundo.

É muito comum, em nossas organizações, surgirem desavenças, desentendimentos e os famosos "disse me disse". Esses fatos ocorrem exatamente em virtude da diferença de percepção, ou seja, à medida que aumenta a diferença entre a realidade objetiva e a realidade percebida, ocorrem situações incômodas e frustrantes para as pessoas envolvidas, como acontece com a história de "O elefante e os cegos".



Copyright © 2010 AIEC..