3 - Liderança, autoridade e poder

É comum confundirmos liderança, autoridade e poder no aspecto administrativo. Vamos verificar a especificidade de cada uma.

Liderança pode ser definida como uma relação entre pessoas em que a influência e o poder transitam de maneira diferente sobre uma determinada base que chamamos de liderados. Ou seja, podemos dizer que o líder utiliza o poder como uma forma de atingir os objetivos da organização.

Poder e liderança podem ser situacionais. A liderança só ocorre num estado de relação, isto é, não existe líder sem seguidores. E, dependendo do tipo de líder, o poder é exercido de forma diferente

Poder e autoridade estão diretamente ligados ao conceito de liderança e legitimamente constituídos em uma organização, na medida em que são formalmente reconhecidos pelos indivíduos que compõem a cúpula da organização. Em geral, essa autoridade recebe nomes como: diretores, gerentes de projeto, chefes de departamento, de divisão, etc.

Um dirigente pode ser chamado de líder nomeado, uma vez que foi escolhido para liderar, por um determinado período de tempo, uma equipe de trabalho. Podemos dizer que o líder nomeado exerce o poder legítimo, quando o poder está ligado à posição hierárquica formal ocupada na organização, o que dá a ele o direito de requerer obediência às normas e aos regulamentos da organização e impor regras dentro desse mesmo parâmetro.



Copyright © 2010 AIEC..