• Objetivos divergentes
    Existe uma tendência para a divergência quando indivíduos têm objetivos diferentes. Muitas vezes, o administrador não está atento para esse tipo de situação e acelera a condição de conflito. Por isso, é necessário que ele desenvolva as habilidades adequadas para minimizar esse tipo de situação. Nada impede que pessoas com objetivos diferenciados interajam de forma civilizada. O importante é que o administrador encontre os estímulos certos, para que a equipe se motive e apresente comportamentos mais produtivos.

  • Valores sociais, filosóficos ou ideológicos diferentes
    Esta é uma situação delicada no que se refere à interação entre pessoas. É comum haver divergências entre pessoas que têm valores e crenças diferentes. Porém, este fato não é impeditivo de boa convivência, desde que sejam respeitadas as individualidades. É fundamental que os administradores e gerentes conduzam as discussões em equipe sempre no plano das ideias, desencorajando atitudes de retaliação e perseguição pelo fato de um dos membros da equipe ser discordante em relação a determinado tema ou situação. Isso é possível quando são incentivadas discussões e são apresentados argumentos formulados com base no assunto e quando se procura desestimular críticas e opiniões a respeito das pessoas e de suas características.



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