- Pressões
em relação ao cargo ou função ocupado
Coagir ou induzir pessoas por meio do cargo ocupado é, no mínimo,
deselegante para um administrador. Em situações como essa,
o líder ou gestor causa constrangimento, inibe a criatividade
do grupo e gera animosidade entre seus membros, que, muitas vezes, são
levados à concordância quando na realidade gostariam de
ter o direito de discordar de forma ética. Essa postura causa
desconfiança e insegurança para o grupo.
Existe,
porém, outro aspecto dessa situação. Quando aceitamos
um cargo de diretor, gerente ou supervisor, sabemos que estamos aceitando
uma série de responsabilidades inerentes ao cargo, pois muito
nos será cobrado pelos níveis imediatamente superiores.
Além disso, as pessoas a nossa volta têm uma expectativa
quanto ao desempenho nesse novo papel e, direta ou indiretamente,
criam pressões sobre nós, o que pode ser motivo de conflito
de ordem grupal e pessoal. Em virtude disso, administradores e gerentes
precisam aprender a reconhecer e a lidar com seu limite emocional,
procurando ajuda quando for necessário. Lidar com pressões
em alta escala leva ao estresse, causando sérios comprometimentos
psicológicos.

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