Resumo

A liderança é descrita como capacidade de influenciar e mobilizar pessoas e grupos, para a consecução dos objetivos do grupo.

O líder atua no sentido de apoiar pessoas, estimulando, encorajando e estabelecendo canais de comunicação entre ele e os liderados.

Cada um tem uma forma de liderar, é o que chamamos de estilo de liderança. Um bom líder deve desenvolver a capacidade de observar, associar informações, diagnosticar o nível de maturidade de seu grupo e adaptar seu estilo de liderança de acordo com as exigências do ambiente, ou seja, adotar uma liderança situacional, quando o líder usa todos os estilos de liderança (autocrático, democrático, laissez-faire) dependendo do perfil do funcionário e da situação/tarefa que se apresenta no momento.

Quanto mais o líder atender as situações específicas e às necessidades de seu grupo de trabalho, mais eficiente tenderá a ser para atingir seus objetivos pessoais, organizacionais e dos subordinados.

O poder e autoridade do líder são legitimamente constituídos pela organização, na medida em que são formalmente reconhecidos pelos indivíduos que compõem essa organização.

As teorias sobre liderança foram agrupadas em três categorias básicas: abordagem de traços, estilos de liderança e visão situacional ou contingencial.

Pode-se entender que o conflito é o resultado natural entre pessoas que estão em relacionamento, podendo desenvolver-se a ponto de produzir resultados positivos ou negativos à organização. O conflito, quando não trabalhado, pode trazer diversos tipos de comportamentos que são prejudiciais aos sujeitos envolvidos e à organização.

Existem várias formas de se trabalhar o conflito, porém consideramos a confrontação a melhor delas, pelo fato de trabalhar as concordâncias e as diferenças para se chegar a uma solução que agrade a todos, levando o grupo ao crescimento e amadurecimento.



Copyright © 2010 AIEC..