O professor é a peça chave no desenvolvimento do potencial criativo, principalmente nos estágios iniciais do processo educacional. A criatividade pode ser desenvolvida ou reprimida tanto pela escola como pela família. É importante que seja despertado nos indivíduos, desde cedo, sua capacidade questionadora e a vivência do maior número possível de experiências, o compartilhamento e a perda do medo de expor ideias, etc.

Em geral, a criatividade é vista como um conjunto de habilidades cognitivas, ligadas aos processos de conhecer, perceber, compreender e aprender. Segundo muitos pesquisadores, os processos cognitivos estão presentes em vários estágios do processo criativo.

Para Joy P. Guilford (1960), a criatividade compreende um conjunto de habilidades e traços e distingue-se pela inovação e originalidade. O grau de criatividade está ligado diretamente ao grau de originalidade.

Pesquisas mostram que todo ser humano apresenta habilidades criativas, que podem ser desenvolvidas por meio da prática constante. Para desenvolver seu lado criativo, o indivíduo tem que se dedicar àquilo que faz, esforçar-se para fazer o melhor e conhecer aquilo que está fazendo. Uma pessoa que não saiba chinês, por exemplo, jamais conseguirá escrever um poema nessa língua, mesmo que seja comprovado que tenha grande inspiração na área poética.



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