Resumo

A criatividade é uma característica humana e se estende a todas as áreas do desempenho humano. O criativo é sempre algo novo; algo que ainda não foi imaginado por ninguém.

Criatividade é ação, que impulsiona o ser humano a transformação, não só de si mesmo, mas de todos, que direta ou indiretamente vão sofrer os efeitos dessa ação.

Existem várias definições para criatividade. Ela pode ser analisada sob o ponto de vista cognitivo, neurocientífico, social e até mesmo cultural.

Sabemos que o nosso cérebro está dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo responde entre muitas coisas pelo aspecto racional de nossas atuações no mundo; enquanto o lado direito é o responsável pelo lado sensível, intuitivo e criativo da existência humana.

A criatividade deve ser considerada pelo grau de utilidade e importância da criação para determinada sociedade ou situação, dentro de um determinado tempo histórico.

Em geral, as pessoas criativas destacam-se pelo fato de se colocarem abertas as novas experiências, extraindo dessas muitos ensinamentos.

Um programa de desenvolvimento da criatividade deve ser acompanhado de ações que envolvam a organização como um todo, principalmente no sentido de promover uma cultura no ambiente de trabalho, que seja favorável ao surgimento de novas ideias, com incentivo à produção criadora, tendo sempre o suporte organizacional, que será o grande propulsor desse crescimento.

Todos nós somos seres criativos e, ao longo de nossa existência, podemos contribuir de inúmeras maneiras, seja para o nosso crescimento pessoal, seja para o crescimento de nossa sociedade, incluindo aí as nossas organizações de trabalho.

As empresas que queiram pautar seu crescimento com base no desenvolvimento da criatividade e inovação têm que estar atenta, a fim de evitar punições ou retaliações sobre as experiências não bem sucedidas. Deve também reforçar positivamente toda e qualquer iniciativa que reflita criatividade de ideias, produtos, serviços, etc.

A criatividade na organização deve ser vista como mais uma faceta que o colaborador tem a mostrar, na medida em que lhe permitem desenvolver seu lado sensível, intuitivo. A criatividade deve ser medida pela possibilidade que ela gera como forma de comunicação e expressão tanto individual como grupal.



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