| Resumo
A cultura organizacional
representa uma percepção coletiva da organização,
mantida por seus colaboradores, ou seja, a cultura está relacionada
com a forma pela qual colaboradores percebem a organização,
e isso afeta diretamente o desempenho e a satisfação no
trabalho.
A cultura de uma organização pode tornar-se uma barreira,
quando impede mudanças. As empresas precisam interligar seus projetos
com investimentos na qualidade de vida, conscientizar seus colaboradores
da necessidade e importância que a melhoria na qualidade de vida
representa para a sociedade como um todo.
Empregado e empresa,
sofrem o impacto da cultura organizacional, que poderão ser positivas
ou não, e geram um clima agradável ou constrangedor.
Podemos dizer que
o clima organizacional está ligado diretamente à percepção
que os colaboradores têm da organização. Na vivência
diária das políticas, estruturas, sistemas e valores da
organização, os colaboradores vão assimilando a forma
da organização se posicionar no mercado. O clima organizacional
exerce forte impacto sobre as pessoas, determinando, muitas vezes, o seu
modo de sentir e agir dentro da empresa.
Estudos mostram que o fator exaustão é o mais sensível
dos fatores que influenciam negativamente o clima organizacional e constitui
forte indicador de que os fatores estressantes estão muito ligados
à própria empresa. Muitas vezes, estão relacionados
à função desempenhada, ao excesso de trabalho e aos
conflitos de papéis. Todos exercem pressão sobre o aspecto
emocional do empregado, embora sejam, muitas vezes, minimizados por meio
de recursos como: suporte social, reconhecimento pelo trabalho e sistemas
de recompensas.
Toda organização, que esteja preocupada com a qualidade
de vida de seus profissionais, para começar deve ter credibilidade
no mercado, respeitar a todos e transmitir confiança.
Isso, por si, prepara um bom ambiente de trabalho, que é o primeiro
passo para a qualidade de vida empresarial.
A qualidade de vida vem favorecendo os avanços na melhoria de serviços,
produtos e processos no mundo empresarial. O bom atendimento aos consumidores
e um melhor ambiente de trabalho aos colaboradores das empresas têm
sido a grande preocupação de muitas empresas nesse mundo
globalizado.
Atualmente, o conceito de qualidade de vida no trabalho está relacionado
tanto aos aspectos ambientais e físicos como aos aspectos psicológicos.
Essa qualidade afeta atitudes e comportamentos individuais e grupais no
que se refere à produtividade. Cabe ressaltar os aspectos motivacionais
para o trabalho, a adaptabilidade às mudanças no ambiente
organizacional, a criatividade e inovação que sofrem forte
influência do clima e da qualidade no trabalho.
Qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como a resultante direta
de combinações estritamente inerentes ao trabalho em si,
com outras variáveis que determinam o bom desenvolvimento do trabalho,
tais como saúde, conforto, alimentação, higiene,
etc. e que são capazes de produzir motivação e satisfação
em níveis diferenciados, além de desenvolver e manter as
condutas dos indivíduos pertencentes à organização.
Enquanto a cultura é uma percepção compartilhada
da empresa, o clima organizacional é como a organização
se mostra para os seus funcionários. Os programas de qualidade
de vida, normalmente, influenciam de forma positiva na motivação,
satisfação e desempenho do funcionário, ao se preocupar
com a promoção da saúde física e mental do
funcionário e condições adequadas de trabalho.
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