Resumo

A cultura organizacional representa uma percepção coletiva da organização, mantida por seus colaboradores, ou seja, a cultura está relacionada com a forma pela qual colaboradores percebem a organização, e isso afeta diretamente o desempenho e a satisfação no trabalho.

A cultura de uma organização pode tornar-se uma barreira, quando impede mudanças. As empresas precisam interligar seus projetos com investimentos na qualidade de vida, conscientizar seus colaboradores da necessidade e importância que a melhoria na qualidade de vida representa para a sociedade como um todo.

Empregado e empresa, sofrem o impacto da cultura organizacional, que poderão ser positivas ou não, e geram um clima agradável ou constrangedor.

Podemos dizer que o clima organizacional está ligado diretamente à percepção que os colaboradores têm da organização. Na vivência diária das políticas, estruturas, sistemas e valores da organização, os colaboradores vão assimilando a forma da organização se posicionar no mercado. O clima organizacional exerce forte impacto sobre as pessoas, determinando, muitas vezes, o seu modo de sentir e agir dentro da empresa.

Estudos mostram que o fator exaustão é o mais sensível dos fatores que influenciam negativamente o clima organizacional e constitui forte indicador de que os fatores estressantes estão muito ligados à própria empresa. Muitas vezes, estão relacionados à função desempenhada, ao excesso de trabalho e aos conflitos de papéis. Todos exercem pressão sobre o aspecto emocional do empregado, embora sejam, muitas vezes, minimizados por meio de recursos como: suporte social, reconhecimento pelo trabalho e sistemas de recompensas.

Toda organização, que esteja preocupada com a qualidade de vida de seus profissionais, para começar deve ter credibilidade no mercado, respeitar a todos e transmitir confiança.

Isso, por si, prepara um bom ambiente de trabalho, que é o primeiro passo para a qualidade de vida empresarial.

A qualidade de vida vem favorecendo os avanços na melhoria de serviços, produtos e processos no mundo empresarial. O bom atendimento aos consumidores e um melhor ambiente de trabalho aos colaboradores das empresas têm sido a grande preocupação de muitas empresas nesse mundo globalizado.

Atualmente, o conceito de qualidade de vida no trabalho está relacionado tanto aos aspectos ambientais e físicos como aos aspectos psicológicos. Essa qualidade afeta atitudes e comportamentos individuais e grupais no que se refere à produtividade. Cabe ressaltar os aspectos motivacionais para o trabalho, a adaptabilidade às mudanças no ambiente organizacional, a criatividade e inovação que sofrem forte influência do clima e da qualidade no trabalho.

Qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como a resultante direta de combinações estritamente inerentes ao trabalho em si, com outras variáveis que determinam o bom desenvolvimento do trabalho, tais como saúde, conforto, alimentação, higiene, etc. e que são capazes de produzir motivação e satisfação em níveis diferenciados, além de desenvolver e manter as condutas dos indivíduos pertencentes à organização.

Enquanto a cultura é uma percepção compartilhada da empresa, o clima organizacional é como a organização se mostra para os seus funcionários. Os programas de qualidade de vida, normalmente, influenciam de forma positiva na motivação, satisfação e desempenho do funcionário, ao se preocupar com a promoção da saúde física e mental do funcionário e condições adequadas de trabalho.



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