:Amostra "Subconjunto do universo ou população que se quer estudar. Deve ser obtida por procedimentos técnicos adequados de forma a validar os resultados que serão decorrentes do trabalho." Mick Silver :Amplitude Diferença entre o limite superior e o limite inferior de uma classe em uma distribuição de freqüências :Censo vem do latim census, cujo significado está ligado à lista ou rol (arranjo dos dados em ordem de frequência crescente ou decrescente) das pessoas e dos bens, feito pelo censor (os governos certamente tinham necessidade de coletar dados censitários, talvez, até mesmo, para “melhor” taxação / imputação de impostos sobre a população e também por questões de “segurança nacional”, conhecendo, da forma mais precisa possível, a quantidade de homens preparados para defesa do território). Censo Demográfico é o conjunto de dados estatísticos sobre a população de um país. No Brasil, os censos demográficos são realizados de 10 em 10 anos e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (que iniciou suas atividades em 1936 como Instituto Nacional de Estatística, assumindo novas atribuições e denominação em 1937) é, por lei, o órgão responsável pela sua realização. As informações que compõem os questionários dos censos variam a cada 10 anos. Isto porque as informações que refletem a realidade de um decênio podem não refletir a realidade dos dez anos seguintes, certos dados podem perder importância etc. :Distribuição de Frequência uma distribuição de freqüência é um método de agrupamento de dados em classes, ou intervalos, de tal forma que a cada classe fique vinculada a respectiva frequência absoluta ou porcentagem (frequência relativa). Pode ser útil se precisarmos lidar com grande quantidade de dados, em particular, quando se tratar de apresentação dos dados. Com os recursos computacionais hoje disponíveis e disseminados a utilização prática de dados agrupados (para efeito de análise da base de dados) tem sido usada com menor intensidade, mesmo quando se trata de grandes bases de dados. :Erros ou resíduos são as diferenças entre os valores reais observados e os valores estimados pelo modelo. :Espaço Amostral Conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento. Geralmente simbolizado por S ou pela letra grega ômega. Ex: resultado de uma questão objetiva de um concurso público: {a, b, c, d, e};resultado de duas questões objetivas de um concurso público: {(a,a); (a,b); (a,c); (a,d); (a,e); (b,a); (b;b); (b,c);...; (e,e)}. :Estatística tem sua origem do francês statistique (cerca de 1785) e este termo vem do alemão científico statistik (em 1749), a partir do latim científico statisticum, formado pela palavra latina status, cujo significado é estado + sufixo isticum. :Estatística Descritiva é a parte que utiliza números para descrever fatos. Compreende a organização, resumo e, em geral, a simplificação de informações; :Evento Cada um dos resultados pertencentes ao espaço amostral. Geralmente simbolizado por uma letra maiúscula. Ex: Considerando o primeiro exemplo do item anterior, teríamos cinco eventos: E1 - a resposta da questão dada é (a); E2 - a resposta da questão dada é (b);...; E5 - a resposta da questão dada é (e). :Eventos independentes a ocorrência de um deles não agrega valor a respeito da ocorrência do outro (não tem nenhum impacto sobre a sua ocorrência). Ex: Um casal pretende ter dois filhos. O sexo do segundo bebê, ignorando eventuais predisposições genéticas, não tem nenhuma relação com o sexo do primeiro. Em outras palavras, depois de nascido o primeiro, quer seja menino ou menina, não se ganha nenhuma informação relevante para previsão relativa ao sexo do segundo. :Eventos mutuamente exclusivos / excludentes (ou incompatíveis) a ocorrência de um deles elimina / exclui a chance de ocorrência do outro (ou, em outras palavras, tais eventos não podem ocorrer simultaneamente).Ex: No nascimento de uma criança há dois resultados possíveis (eventos) com relação ao seu sexo: masculino ou feminino. Ignorando a incidência de hermafroditismo, a ocorrência de um evento elimina a outra possibilidade. :Fenômeno Qualquer evento (acontecimento), seja ele natural, social, econômico ou biológico, que se pretenda analisar e cujo estudo seja passível da utilização de técnicas estatísticas. :Freqüência é um número de repetições correspondente ao resultado (evento). :Inferência refere-se a um processo de generalização a partir de dados particulares (em geral obtidos / levantados em uma amostra).Os “alicerces” da estatística inferencial foram construídos por matemáticos bastante reconhecidos, como Bernoulli, DeMoivre e Gauss, embora apenas a partir do início do século passado é que métodos e técnicas pertinentes à Inferência passaram a ser estabelecidos por outros estudiosos famosos da Estatística, como Pearson, Fisher e Gosset. :Inferir Generalizar um resultado obtido a partir da análise de uma amostra, para o universo. :Probabilidade útil para analisar situações que envolvem o acaso (incerteza) quanto à ocorrência ou não de um evento futuro. A formulação matemática da teoria das probabilidades teve início na metade do século XVII, tendo por base troca de correspondências entre o filósofo Pascal e o jogador Chevalier de Mere. :Quartis São três valores numéricos que dividem a base de dados (ordenada de forma crescente) em quatro subconjuntos, cada um deles contendo 25% dos dados originais. :Universo ou população "Conjunto de elementos (indivíduos, animais, objetos) que têm pelo menos uma variável comum observável." Mick Silver :Variância Variância também conhecida como desvio quadrático médio é uma representação da média das distâncias ao quadrado entre o conjunto de valores observado e o valor médio. :Variável “Característica” que pode assumir distintos resultados para cada um dos “objetos” ou pessoas estudados. :Variável Qualitativa representa uma qualidade ou atributo do “indivíduo” pesquisado. Pode ser: 1. NOMINAL: não existe nenhuma ordenação nas possíveis realizações (resultados).Ex.: procedência ou naturalidade (cidades de origem); Sexo – masculino ou feminino;Estado civil: solteiro, casado, viúvo, outros. 2. ORDINAL: existe uma possibilidade de ordenação / hierarquização dos resultados. Ex.: classe sócio-econômica – possíveis realizações: A1, A2, B1, B2, C, D, E; Grau de instrução – possíveis realizações: analfabeto; 1o grau incompleto, 1º grau completo, 2º grau incompleto, 2º grau completo, graduação incompleto, graduação, pós-graduação. :Variável Quantitativa representa uma realização numérica (números resultantes de uma contagem ou mensuração). Pode ser: 1. DISCRETA: assume apenas um número finito ou enumerável de valores (geralmente está associada a um processo de contagem). Ex.: número de filhos, quantidade de defeitos, quantidade de clientes. 2. CONTÍNUA: assume qualquer valor num intervalo (geralmente está associada a mensuração). Ex.: peso ou altura de um indivíduo, tempo para execução de uma tarefa.