6 - O Box Plot

J. W. Tukey, em seu texto sobre Análise Exploratória de Dados, de 1977, sugere um conjunto de cinco medidas para representar uma base de dados numéricos: os valores extremos (mínimo e máximo) e os três quartis (também denominados juntas), que seriam medidas mais robustas/resistentes, considerando que seriam pouco ou nada afetadas caso houvesse variação em uma pequena quantidade daqueles dados, o que é especialmente conveniente quando a base não for suficientemente grande (medidas estatísticas descritivas calculadas a partir de bases de dados suficientemente grandes não são significativamente influenciadas, em geral, por uma pequena parte dela, mesmo que sejam valores atípicos). Estas cinco medidas fazem-se acompanhar do total de dados analisados.

Pode-se construir, a partir delas, um desenho esquemático denominado box plot ou diagrama de caixas (disponível em alguns softwares estatísticos), ilustrado com resultados, já calculados, para as ações da Companhia C.

A utilização de uma planilha eletrônica, como Microsoft Excel, muito nos ajuda, simplificando o exercício de ter que lembrar todas as fórmulas e o "trabalho braçal" de efetuar todas as contas. Certamente ela em nada contribui em termos analíticos, pois se não formos capazes de interpretar os resultados gerados ficaremos como que "perdidos", sem sermos capazes de fornecer subsídios consistentes para o processo de tomada de decisão.

Exemplo de análise de dados estatísticos publicados na mídia.



Copyright © 2012 AIEC..