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2 - Média,
Heterogeneidade e Discrepância
Anteriormente
foi apresentada a análise descritiva para dados não agrupados
e chamamos sua atenção para o fato de que as ideias vinculadas
a cada uma das medidas continuariam válidas com dados agrupados.
O que vai mudar de forma substancial é a forma inicial de apresentação
dos dados e alguns ajustes que se farão necessários para
obtenção das medidas descritivas.
Consideremos
então o seguinte exemplo:
Uma empresa
varejista idealiza desenvolver uma campanha de fidelização
e, para isso, levanta um conjunto de dados de seus arquivos referentes
às vendas dos últimos três meses, para que possa fazer
um "mapeamento" dos valores gastos pelos clientes. O resultado
do levantamento está apresentado, resumidamente, a seguir.
| Valores
Gastos (R$) |
Quantidade
de Clientes |
| [10,00
; 20,00[ |
350 |
| [20,00
; 30,00[ |
725 |
| [30,00
; 40,00[ |
1290 |
| [40,00
; 50,00[ |
875 |
| [50,00
; 60,00[ |
235 |
| [60,00
; 70,00[ |
450 |
| [70,00
; 80,00[ |
280 |
| [80,00
; 90,00[ |
340 |
| [90,00
; 100,00[ |
655 |
| [100,00
; 110,00[ |
530 |
| [110,00
; 120,00[ |
370 |
| [120,00
; 130,00] |
120 |
| TOTAL |
6220 |
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Deve
ter chamado sua atenção a existência de colchetes
voltados ora para dentro, ora para fora dos intervalos numéricos.
A leitura do primeiro intervalo deve ser: despesas a partir de R$
10,00, inclusive (fechado no limite inferior), até R$ 20,00,
exclusive (aberto no limite superior), ou R$19,99. Para os demais
a leitura é análoga, com exceção do
último que inclui os dois extremos, tanto R$ 120,00 como
R$ 130,00. Deve também chamar atenção que um
grupo relativamente grande de dados (6220 valores) foi apresentado
de forma sintética, pois eles não estão apresentados
individualmente, mas agrupados em intervalos. |
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