2 - Média, Heterogeneidade e Discrepância

Anteriormente foi apresentada a análise descritiva para dados não agrupados e chamamos sua atenção para o fato de que as ideias vinculadas a cada uma das medidas continuariam válidas com dados agrupados. O que vai mudar de forma substancial é a forma inicial de apresentação dos dados e alguns ajustes que se farão necessários para obtenção das medidas descritivas.

Consideremos então o seguinte exemplo:

Uma empresa varejista idealiza desenvolver uma campanha de fidelização e, para isso, levanta um conjunto de dados de seus arquivos referentes às vendas dos últimos três meses, para que possa fazer um "mapeamento" dos valores gastos pelos clientes. O resultado do levantamento está apresentado, resumidamente, a seguir.

Valores Gastos (R$)
Quantidade de Clientes
[10,00 ; 20,00[
350
[20,00 ; 30,00[
725
[30,00 ; 40,00[
1290
[40,00 ; 50,00[
875
[50,00 ; 60,00[
235
[60,00 ; 70,00[
450
[70,00 ; 80,00[
280
[80,00 ; 90,00[
340
[90,00 ; 100,00[
655
[100,00 ; 110,00[
530
[110,00 ; 120,00[
370
[120,00 ; 130,00]
120
TOTAL
6220
Deve ter chamado sua atenção a existência de colchetes voltados ora para dentro, ora para fora dos intervalos numéricos. A leitura do primeiro intervalo deve ser: despesas a partir de R$ 10,00, inclusive (fechado no limite inferior), até R$ 20,00, exclusive (aberto no limite superior), ou R$19,99. Para os demais a leitura é análoga, com exceção do último que inclui os dois extremos, tanto R$ 120,00 como R$ 130,00. Deve também chamar atenção que um grupo relativamente grande de dados (6220 valores) foi apresentado de forma sintética, pois eles não estão apresentados individualmente, mas agrupados em intervalos.


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