A primeira premissa diz respeito aos valores das despesas: assume-se, por hipótese, que os dados de cada classe estejam uniformemente distribuídos ao longo dos intervalos, o que significa dizer que, supostamente, os 350 clientes do primeiro intervalo estariam distribuídos de forma "equilibrada" entre os diversos valores entre 10 e 20 reais, o mesmo valendo para os 725 do segundo intervalo e assim sucessivamente. Sendo assim, a despesa média para cada intervalo passa a ser o próprio ponto médio do respectivo intervalo, sendo esse o ponto que mais se aproximaria (provocaria menor erro) do conjunto das despesas inseridas em cada intervalo.

É claro que a questão da largura do intervalo passa a ter uma expressiva relevância, pois quanto maior sua amplitude, maior nossa "ignorância" a respeito dos dados ali inseridos e, consequentemente, menor a precisão das medidas que se pretende calcular.

À medida que a largura dos intervalos aumenta, se por um lado a precisão diminui, a síntese/o resumo na apresentação dos dados aumenta. E, como não é possível dissociar um fato do outro, o que se busca é um equilíbrio entre perda/ganho de precisão e ganho/perda de síntese. Não há uma formulação "mágica" que assegure configurações ótimas nesse sentido (embora alguns textos apresentem fórmulas, como a de Sturges, que buscam esse objetivo, ao estabelecer um número de classes a partir de uma estrutura que utiliza a função logarítmica e o total de indivíduos/objetos estudados).

Recomenda-se bom senso, tendo-se em mente que um bom sinalizador de que o equilíbrio ainda não foi alcançado é quando uma (ou mais classes) apresentam frequências julgadas muito superiores ou muito inferiores à maioria das demais.

Por exemplo, se uma classe tem 2500 indivíduos enquanto todas as demais estão entre 50 e 450, há um indício de que se está perdendo muita informação naquela classe, sendo ela merecedora de uma quebra em duas, três ou quatro novas classes (desde que as observações individuais estejam disponíveis em um arquivo ou um banco de dados).



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