Por outro lado, se a grande maioria das classes está com frequência oscilando entre 200 e 580 e uma ou duas classes estão com 15 ou 20 observações, pode ser interessante, em busca de maior síntese quando da apresentação dos dados, agrupá-la(s) à(s) classe(s) vizinha(s) - inferior ou superior, conforme for mais adequado para uma leitura mais eficiente (não ignorando que quaisquer agregações diminuem a precisão das medidas que vierem a ser calculadas tomando por base os dados agregados, o que pode não ser conveniente).


Para a pergunta: "e se os dados não tiverem, na verdade, um comportamento semelhante a esse que se assume por hipótese?" Só há uma resposta: todo o desenvolvimento subsequente de análise descritiva pode ficar comprometido.

A apresentação dos dados, tal como aquela no início deste módulo, é uma distribuição de frequências, constando de um conjunto de classes, preferencialmente com a mesma amplitude. No caso em questão, essa amplitude padrão é de R$ 10,00 (que é a diferença entre o limite superior e o limite inferior de cada intervalo).



Copyright © 2012 AIEC..