| O que está sendo dito é que a probabilidade da ocorrência de dois eventos é dada pelo produto da probabilidade de ocorrência de um deles, pela probabilidade de ocorrência do outro condicionado ao fato do primeiro ter ocorrido. A diferença significativa entre este caso e as três situações ilustradas é que para aquelas os eventos eram independentes, o que não ocorre aqui. Como já foi dito, dois eventos são independentes se a ocorrência de um deles não afeta a probabilidade de ocorrência do outro. Então, em havendo independência, pois saber que um evento já ocorreu não agrega nenhum valor a respeito da ocorrência do segundo.
Logo, quando essa for a situação, isto é, quando os eventos forem independentes, aí sim,
O que foi discutido, tanto para o caso de um e outros eventos, como para o caso de um e outro eventos, pode ser estendido para mais de dois, evidentemente com as adequações que se fizerem necessárias. Por exemplo, se o interesse recaísse sobre a probabilidade de ocorrência de um evento A ou de um evento B ou de um evento C, a formulação adequada ficaria:
Será deixado a critério de sua curiosidade tentar chegar a essa expressão, o que certamente não será tão difícil se o princípio estabelecido foi bem compreendido. |
Copyright © 2012 AIEC..
|