Considerando que um grupo de 15 alunos esteja arbitrariamente de 1 a 15, a probabilidade de que exatamente os alunos de números 1, 2 e 3 fossem canhotos, admite, implicitamente, que os de números 4 a 15 não sejam. Como os eventos ser canhoto ou não são independentes (isso parece bastante lógico, salvo se considerarmos alguns casos particulares, como por exemplo irmãos em uma mesma sala), podemos pensar em:

P(alunos 1,2 e 3 canhotos) = P(aluno 1 canhoto) x P(aluno 2 canhoto) x P(aluno 3 canhoto) x P(aluno 4 destro) x P(aluno 5 destro) x P(aluno 6 destro) x P(aluno 7 destro) x P(aluno 8 destro) x P(aluno 9 destro) x P(aluno 10 destro) x P(aluno 11 destro) x P(aluno 12 destro) x P(aluno 13 destro) x P(aluno 14 destro) x P(aluno 15 destro) =
= P(aluno canhoto)3 x P(aluno destro)12=
= 0,103 x 0,9012

Porém deve-se também considerar que outro trio qualquer pode ser de canhotos e não apenas os alunos 1, 2 e 3. Assim, há um conjunto bem maior de diferentes possibilidades para 3 alunos canhotos em um grupo de 15. Como foi tratado no caso da Mega-Sena, esse é um caso típico de combinação de 3 elementos tomados em 15, cujo resultado é dado por:

15! / [(15 - 3)! x 3!] = 15! / [12! x 3!] = 15 x 14 x 13 / 3! = 455

Finalmente, sabemos que há 455 diferentes trios de canhotos possíveis em um grupo de 15 alunos, cada um deles com probabilidade, nesse caso, de 0,103 x 0,9012. Como os 455 resultados são mutuamente exclusivos, o resultado dessa probabilidade fica:

P(3 canhotos) = 455 x 0,103 x 0,9012 = 0,129 = 12,9%



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